A palavra “selfie” foi usada pela primeira vez em 2002, num fórum australiano. Ela significa autorretrato e rapidamente começou a ser usada no mundo todo. E em 2013 o dicionário inglês Oxford escolheu “selfie” a sua palavra do ano. Indiscutivelmente tirar foto de si mesmo é uma tendencia.
Selfie é uma tendência da comunicação ou da cultura? O mito de Narciso, de milênios atrás, nos mostra que o problema é mais profundo. É uma tendência do coração. Narciso, ao ver sua própria imagem nas águas morreu afogado, enquanto estava extasiado consigo mesmo. Assim como muitos, anestesiados por suas publicações, pelos likes e sua própria imagem, sacrificam tudo na vida para sustentar o insustentável.
É isso que é trabalhado na série NARCISO: o culto do eu numa cultura de imagens, em 5 palestras.
GUIA DE ESTUDOS: SEMANA 1
(Egolatria – Idolatria do Eu – Egoísmo – Orgulho)
Cada pecado seu é uma escolha pela sua própria vontade em detrimento da vontade de Deus. É uma decisão de dar prazer a você mesmo mais do que agradar a Deus. É uma manifestação idólatra de rebeldia. Pode ser a busca por ser elogiado pelos outros em vez de servir de instrumento de Deus para que outros o conheçam e o louvem. Ou também pode ser a busca por um refúgio que você mesmo escolha como mais adequado do que Deus, aquele que deveria ser o seu refúgio e fortaleza.
Independentemente de qual resposta, esse guia de devocional diária o(a) ajudará a lutar contra seus pecados, pela ação da Palavra e Espírito. Se necessário jejue, mas não se conforme com o pecado.
Dia 1
- Leia o Salmo 131
- Reescreva o salmo ao contrário. Por exemplo: Senhor, o meu coração é soberbo e o meu olhar altivo. Eu ando à procura…
- Responda: A sua atitude é mais parecida com aquela do salmo original ou do “anti-salmo” que você escreveu?
- Ore a respeito desse assunto.
Dia 2
- Leia o Salmo 75
- O que Deus promete aos arrogantes?
- Quase atitudes neste salmo são apontadas como contrárias à arrogância?
- Qual é o papel da gratidão e do louvor a Deus na tua vida? Quanto tempo você dedica a isso?
- Ore a respeito disso.
Dia 3
- Leia Gênesis 3.1-8
- Qual é a tentação do verso 1?
- Quais são as tentações dos versos 4-6?
- Qual foi o resultado da escolha no verso 8?
- Qual dessas tentações você está mais propenso a cair? Como você está com relação ao resultado?
- Ore sobre esse assunto.
Dia 4
- Leia o Provérbios 3.1-26
- Aliste todas as atitudes que o texto recomenda.
- Aliste todas as atitudes que o texto repreende.
- Aliste as bênçãos da sabedoria.
- Analise quais destas lições são mais importantes e necessárias para você.
- Ore sobre este assunto.
Dia 5
- Leia Daniel 4
- Quais foram os pecados de Nabucodonosor?
- Qual foi a punição de Deus?
- Quais atitudes caracterizaram o arrependimento do rei?
- Qual é a lição deste texto que mais se aplica a você? Por que?
- Ore a respeito
Dia 6
- Leia Apocalipse 3.14-22
- Quais são os pecados daquela igreja?
- Quais são os resultados desses pecados?
- Quais são as bênçãos para quem abrir a porta para Cristo (lembre-se, o texto fala com cristãos!)?
- Faça uma lista bem completa das tuas atitudes desta semana que refletiram egolatria.
- Faça uma lista das vezes que você foi tentado e venceu a tentação.
- Ore a respeito.
ESTUDO EM GRUPO
Humildade e suas consequências na juventude (1Pe 5.5-7)
Instrução
Pegue um pedaço de papel e uma caneta. Eles serão usados para fazer o estudo em grupo, que usa perguntas como metodologia de ensino. Para respondê-las basta voltar ao texto bíblico indicado. Assim, todos podem participar e a Bíblia fala por si mesma.
Leia o texto de 1Pe 5.5-7
5 Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 6 Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. 7 Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
Contexto
Pedro está encerrando sua carta com várias instruções aos crentes que a leriam. Em 1Pe 5.1-4, ele faz um pedido à liderança daquela igreja. Do v. 5 em diante, ele dá conselhos a outras pessoas e, entre elas, os jovens.
A NECESSIDADE DA HUMILDADE (v. 5)
- Pedro fez um pedido aos presbíteros da igreja (v. 1) e agora, da mesma forma, faz dois pedidos aos jovens daquela igreja. Quais pedidos? (v. 5)
- No final do v. 5 Pedro fala o porquê de os jovens atenderem seu pedido. Qual motivo?
- A música Não é Sério da banda Charlie Brown Jr. começa dizendo: “Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério; o jovem no Brasil nunca é levado a sério”.
Assim como a música diz, há vários outros locais e meios de comunicação onde a juventude expressa um sentimento de indignação com os mais velhos ou figuras de autoridade – quer seja civil, eclesiástica ou familiar. Frequentemente, essa indignação os leva à rebeldia, insubmissão e desobediência. Parece ser o caso da juventude à quem Pedro escreve em 1Pe 5.5. Isso provavelmente indica que durante a juventude somos mais propensos ao orgulho/soberba.
Leia Lm 3.27-30 e responda:- Quem pôs a condição de submissão (jugo) do jovem? (v. 28)
- Do v. 28-30 há 5 reações que o jovem deve ter para suportar seu jugo. Quais são?
- Nosso coração pode achar tudo isso um abuso, uma injustiça! Nós queremos falar e ser ouvidos. Queremos, como na música do Charlie Brown Jr., ser levados a sério. Mas a opinião de Deus, inspirada no texto bíblico, é diferente. Qual é? (v. 27)
- Você estaria disposto a obedecer a Deus, aprender com Deus, mesmo que isso signifique fazer o que não tem vontade, ir contra seus impulsos e indignação?
Na Bíblia, ficar calado não é repressão, mas sabedoria (Pv 17.28). Devemos primeiro ouvir, aprender e nos submeter para, então, poder falar.
- Quem pôs a condição de submissão (jugo) do jovem? (v. 28)
- Você tem dificuldades de se submeter às pessoas ou a alguma liderança?
AS CONSEQUÊNCIAS DA HUMILDADE (v. 6-7)
A palavra “portanto” indica a conclusão de uma ideia ou conceito anteriormente dito. Também mostra a consequência desse conceito. Por exemplo: estou com fome, portanto, cozinharei agora. Cozinhar é consequência da fome. Nos versículos 6 e 7 Pedro mostra duas ações que são consequências de jovens que se submetem aos mais velhos, buscam a humildade e sabem que Deus resiste aos soberbos.
a. Qual a primeira consequência? (v. 6)
- Leia o v. 6 novamente e também Mt 23.12, e responda: nós sempre procuramos ser ouvidos, ser levados a sério, ser exaltados. Mas, quem é que nos exalta? O que Deus faz com aqueles que se exaltam?
- A palavra grega kairós, traduzida por “tempo oportuno”, também pode ser traduzida por “tempo certo”. Então, Deus pode se atrasar em exaltar quem o obedece?
Reflita: Se você está passando por uma situação ruim, lembre-se que a revolta não é a resposta, muito menos a soberba. Ambas as reações podem ser tentativas de reafirmação do seu ego, que se sente ferido e humilhado. A Bíblia orienta a nos submeter debaixo da poderosa mão de Deus. Essa mão levanta e abate. É a mesma mão que tirou o povo escravo do Egito, humilhando faraó (Ex 6.1; Dt 3.24). Debaixo de um poder assim, que controla até o tempo, não há atitude mais adequada senão a humilhação.
b. Qual a segunda consequência? (v. 7)
- Leia o v. 7 novamente e também o Sl 37.5, e responda: Você precisa se preocupar com ser exaltado ou humilhado?
- Por que você não precisa se preocupar?
- Leia Fp 4.6 e responda: o que você precisa fazer para aumentar sua confiança em Deus?
Muitas das nossas ansiedades vêm do fato de sermos arrogantes o suficiente para não nos submetermos aos mais velhos, aos líderes e, em última instância, à poderosa mão de Deus. Queremos sempre ser os principais, ter as coisas sob nosso controle e no nosso tempo, não no tempo (kairós) de Deus. A Bíblia chama isso de soberba, alguém que tem o ego desajustado e é adorador de si mesmo. Assim, é natural que o soberbo sofra, pois Deus o resiste. A cura para isso é apenas uma: a humildade. Humildade não é pensar mais ou menos de si mesmo; é pensar menos em si mesmo e mais em Deus e seu próximo. É ter o ego saciado e confiante em Deus, pois aos humildes Deus estende sua graça.
Você é assim?
Compartilhe suas dificuldades com seu grupo (se seu ego deixar) e orem uns pelos outros.
GUIA DE ESTUDOS: SEMANA 2
Dia 1: Refúgio
Salmo 90 (NAA)
Oração de Moisés, homem de Deus
1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
2 Antes que os montes nascessem e tu formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
3 Tu reduzes o ser humano ao pó e dizes: “Voltem ao pó, filhos dos homens.”
4 Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite.
5 Tu os arrastas na torrente; são como um sono. São como a relva que floresce de madrugada;
6 de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca.
7 Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor, conturbados.
8 Puseste as nossas iniquidades diante de ti e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos.
9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.
10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?
12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
13 Volta-te, Senhor! Até quando estarás indignado? Tem compaixão dos teus servos.
14 Sacia-nos de manhã com a tua bondade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.
15 Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade.
16 Aos teus servos apareçam as tuas obras, e a seus filhos, a tua glória.
17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.
DEVOCIONAL
Este provavelmente é o salmo mais antigo de todos os salmos. Ele é atribuído a Moisés. Num tom solene, Moisés afirma a eternidade de Deus em contraste com a brevidade da vida humana. E lembrar quem somos comparados a Deus é uma das melhores formas de nos colocarmos em nosso lugar. Diante de Deus nosso ego não tem alternativa, a não ser se humilhar.
Ponderando sobre a vida e a existência, Moisés reconhece, numa explosão de confiança, que o Senhor tem sido o refúgio de seu povo de geração em geração. O testemunho que alegra e traz esperança ao seu coração tem lastro histórico, nomes, rostos, experiências e vidas (de geração em geração).
Neste reconhecimento, Deus é chamado de “refúgio”, um termo aplicado em outros lugares das escrituras à habitação divina. Assim, Deus é seu lar, sua morada, habitação. Não só alguém de quem se aproxima, como alguém em quem ele está guardado.
Assim como Ele foi no passado, ele era e continua sendo o Eterno, Poderoso Yahweh, o Deus da aliança, o nosso Deus, Aquele em quem estamos guardados.
Pratique
– Escreva um pequeno texto relembrando de como Deus tem se mostrado fiel e misericordioso ao longo de sua história
– Em quem você deposita sua esperança? Sobre quem ou o que você “esconde”, “guarda” a sua vida?
ORE
Senhor gracioso, a fonte de toda felicidade: concede a nós que sempre tenhamos temor a ti e andemos em teus caminhos. Abençoa-nos, e a todos os que são nossos, para que tudo esteja bem conosco e com todos os que são da nossa casa, para que possamos ver muitas gerações e filhos da fé e que possamos ver a paz sobre todo seu povo, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
(Oração do Ofício Diário do Lecionário, Ano A 2019/2020 – Fascículo 02, p.30)
Dia 2: O peixe morre pela boca
Eu preciso aprender a ouvir mais. Provavelmente você também. Uma das maiores dificuldades de quem tem o ego inflado e desajustado é dar ouvidos aos outros, já que sempre está preocupado basicamente consigo mesmo. Os ouvidos se abrem apenas quando o assunto lhe interessa ou quando elogios são feitos. Senão, normalmente estamos muito mais dispostos a falar do que ouvir.
É difícil, pois vivemos em uma época em que a ordem do dia é falar, expressar as próprias opiniões e influenciar seguidores. Essas coisas não são intrinsecamente más, mas a Bíblia ensina que a sabedoria mora mais no ouvir do que no falar. Eu e você temos que lutar, portanto, contra as nossas tendências de nos defender rápido demais de acusações (do namorado, do chefe, de amigos, etc.) e de argumentar afoitamente em defesa de nossas opiniões e posições. A sabedoria mora no ouvir e nossa geração precisa aprender a falar menos e ouvir mais. Ouçamos abaixo a voz dAquele que realmente vale a pena ouvir:
- Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tg 1.19-20)
- Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. (Tg 1.26)
- Responder antes de ouvir é estupidez e vergonha. (Pv 18.13)
- Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio. (Pv 17.28)
- O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias. (Pv 21.23)
- No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente. (Pv 10.19)
- Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente (1Pe 2.21-23)
- O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos. (Pv 12.15)
- Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento. (Pv 19.27)
- Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar (Ec 3.1,7)
Pratique
– Como suas redes sociais expressam esse pecado do muito falar? Ou melhor, muito comentar? Repense sua dinâmica de uso, as formas como você se expõe e o que mostra. Lembre-se que uma imagem também é forma de “falar”.
– Uma vida cheia de palavras desnecessárias é barulhenta e cansativa. Ficamos sobrecarregados de informações e pressões. Não seria a hora de fazer uma limpeza nas redes sociais, desentulhando-as, deixando de seguir pessoas que falam (ou mostram) besteiras? Ou talvez seja a hora de retirar algumas coisas ditas do ar, excluir postagens. Se for para falar, que falemos coisas que edifiquem.
– Certamente sua fala já machucou alguém. Se for oportuno, procure essa pessoa e retrate-se. É humilhante, mas é certo. É um exercício para tratar nosso ego.
ORE
Senhor, dá-me a graça de ficar calado(a). Que minha boca (e meus dedos) sejam instrumentos seus. E que toda a minha necessidade de aceitação, de ser visto e considerado(a) seja mortificada. Que eu seja humilde como o Senhor é. Amém.
Dia 3: A utilidade da sabedoria
Um ego inflado sempre se julga como sábio, acredita em seus conselhos e que não precisa dar ouvidos a mais ninguém. Ele é autossuficiente. Mas a sabedoria bíblica é diferente e quem nos mostra isso é Salomão – o homem que foi reconhecido por Deus como o mais sábio do mundo (1Rs 4.29-34). O que ele poderia nos ensinar, se nosso ego deixar?
- Leia Provérbios 1.1-7
- Quais os motivos dos provérbios terem sidos escritos? (Observe as palavras “para”)
- Segundo ele, a sabedoria se encontra em nós mesmos?
- Qual é o princípio da sabedoria?
- O que significa recusar a sabedoria?
Pratique
– Você é um bom ouvinte ou encara qualquer ponderação como ofensa pessoal ao que sabe ou quem é?
– Lembre-se de situações que se irritou com críticas feitas a você.
– É comum as ouvir “olhe para dentro de si mesmo”, “busque sua essência” como um bom conselho. Mas a sabedoria está em aprender de fora e, especificamente, em temer o Senhor. Lembre-se: não podemos confiar em nós mesmos. Olhar para nós mesmos é uma prisão, mas a sabedoria bíblica, nos liberta do cativeiro egocêntrico.
– Quantas foram as situações ruins que você passou por causa da sua própria “loucura”? Lembre-se das decisões tolas que tomou na vida.
– Quando precisa aprender algo sobre a vida ou tomar decisões, qual sabedoria busca, a piedosa que tem princípio na Bíblia ou de outro lugar?
ORE
Senhor, faça-me sábio. Que eu busque sabedoria na tua Palavra, não em meu próprio coração. Que eu olhe a sabedoria fora de mim, não em mim. Que eu seja humilde pois sem que sem humidade não posso aprender. Amém.
Dia 4: Você não é o centro do mundo, nem o começo.
No princípio, criou Deus os céus e a terra. (Gn 1.1)
O universo tem um começo, e ele é pessoal. Mas essa pessoa não é você; o Deus trino que criou tudo. Esse verso desafia todo pensamento descrente e ego desajustado.
A ciência diz que o universo é a base de tudo, seu ego diz que você mesmo é o centro de tudo. Esse versículo contraria essas ideias. A base e centro de tudo, inclusive do Universo, é Deus.
Por mais que as linhas de pensamento “científico” tentem explicar o mundo sem Deus, não conseguirão dar a ele significado pleno. Algo organizado não poderia vir do caos. Algo pessoal não poderia vir da impessoalidade. Por mais que nossas ilusões arrogantes, egocêntricas e pecaminosas tentem dar sentido à vida conforme nossa vontade, não acharemos nada além de frustração e mais engano. São tentativas vãs.
A visão básica do que a bíblia ensina sobre o princípio é oposta a opinião da ciência que diz que sempre existiu matéria. Esse versículo afirma que se há algo que já existia, era Deus. A nossa ilusão básica sobre o mundo é que nós somos indispensáveis, especiais, heróis e heroínas essenciais. Mas esse versículo fala que apenas Deus era essencial, pois fez tudo sem precisar de mais ninguém além de si.
Se Gn 1.1 é verdade, significa que só Deus é livre para agir na sua criação e além dela. A criação e as coisas no mundo acontecem de forma programada, dirigida, planejada e pessoal, mas essa pessoa não é você. É Deus.
“Você foi criado em um mundo onde tudo parece ser sobre você. Mas não é. Tudo é sobre Cristo!” – Paul Washer
Pratique
– Lembre-se das vezes que já se vangloriou de ter feito algo bem feito, mas na verdade sabe que não foi tão bem assim.
– Lembre-se das vezes que pensou que “não podia ficar por baixo” e mentiu dizendo que sabia algo que não sabia.
– Lembre-se das vezes que teve que diminuir alguém para se sentir especial, para ter certeza que as coisas giram em torno de você.
– Lembre-se das vezes que se entristeceu por achar que não teve a atenção, o amor ou o interesse que merecia, como se o mundo girasse em torno de você.
ORE
Senhor, faça-me entender que o mundo não é sobre mim mesmo, que as coisas não podem girar em torno de mim e que eu sou apenas mais um pobre pecador. Mas, apesar de mim, obrigado por me amar. Mesmo não sendo especial ou essencial, o Senhor me amou; então me ajude a te amar também. Perdoe os meus pecados e me faça mais humilde. Me faça viver corretamente no mundo que o Senhor começou e governa! Amém.
Dia 5: Deus vê até o que você quer esconder
[…] Porque o SENHOR não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o SENHOR vê o coração. (1Sm 16.7)
Com a ascensão do Instagram, duas profissões também cresceram: o consultor de imagem e o personal stylist. Ambos trabalham a aparência, mas de maneira diferente. O consultor se preocupa com postura, etiqueta e mensagem que a pessoa transmite. O personal, com a roupa que ele veste. O consultor de imagem se preocupa com o pé; o personal stylist se preocupa com o sapato.
Ambos trabalham para promover alguém, mas na maioria das vezes fazem isso confidencialmente. Assim, quem fica com todo o crédito é o cliente. Ele quem ganha os seguidores, quem fica conhecido pelo “bom gosto”, roupas bonitas e diferentes que escolhe. É a imagem dele que é promovida. É o seu ego a ser inflado.
Mas Deus não se importa com a aparência, mesmo que ela seja produzida por uma consultoria de imagem e um personal stylist. Ele não repara se você está na moda, muito menos se sua roupa é de marca. Ele não liga se está descalço ou com sapato/tênis caro. Ele não troca likes e não inflará seu ego. Ele verá você, além de tudo isso.
Deus sabe das suas inseguranças e incertezas. Sabe que se arruma tentando se sentir melhor, mas que o efeito é apenas momentâneo. Ele sabe que diariamente tenta provar para todos, dentro ou fora das redes sociais, que é especial e digno de ser amado. Ele vê seu desespero. Ele vê até o que você quer esconder.
Mas Deus não apenas vê. Ele ama. Se você crê em Jesus, não precisa pesar no tribunal da aprovação seus atos ou aparência na tentativa de ser aceito e amado. Ele já te ama porque Jesus já sofreu todo o julgamento que seria nosso. “Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8.1) Então, por que quer tanto a aprovação das pessoas, se quem realmente te vê (e que, por isso, poderia te condenar), não o faz?
Pratique
– Avalie quais das suas ações e postagens são fruto da necessidade de aprovação.
– Sua preocupação com a aparência, ou falta dela, te escraviza?
– O quanto em suas ações nos relacionamentos, familiares e amigos, expressam uma profunda carência? Lembre-se que isso pode ser saciado apenas em Jesus!
ORE
Senhor, ajuda-me a depender apenas da obra do Senhor. Que eu não viva refém da aprovação das pessoas, mas que eu lembre que em Cristo eu já sou aprovado e amado. Amém.
Dia 6: Morrer para viver
5 Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; 6 por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas.
8 Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar.
9 Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas 10 e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou. (Cl 3.5-10)
O cristianismo é cheio de paradoxos. Um dos maiores é a vida que brota da morte. O texto de colossenses mostra esse paradoxo. Do v. 5-7, temos Paulo falando como é nossa natureza terrena sem Jesus e a consequência que é a ira de Deus. Todos nós andávamos nessas coisas, mas Jesus morreu para nos dar vida. E nós somos vivificados pelo Espírito à medida que nós morremos para nós mesmos. Se a cultura diz que temos que viver para ser para nós mesmos, a Bíblia nos diz que temos que morrer para viver.
O mais belo dessa vida é que Deus nos chama para ser participantes dela. Se antes trabalhávamos ativamente em prol dos nossos interesses, para inflar nosso ego, agora trabalhamos para ser mais parecidos com nosso mestre Jesus. Como fazemos isso? Os versículos 8-10 responde. Tiramos a antiga roupagem de morte e vestimos as novas vestes de justiça compradas pelo sacrifício de Jesus. Morramos diariamente, para viver agora e eternamente.
Pratique
– Quais dessas práticas listadas nos v. 5-7 você tem dificuldade em abandonar? Se possível, faça listas e batalhe em oração e jejum contra isso.
– Você tem se esforçado mais para fazer sua vontade ou vontade de Deus? Suas “vestes” expressam a antiga natureza morta ou a nova vida de Jesus? Responder essas perguntas pode indicar se você, de fato, nasceu de novo.
ORE
Senhor, santifica-me! Que eu morra para poder viver a vida em abundância que tem para mim. Amém!
* Essa oração é pequena, mas poderosa. Para quem é crente, pede para morrer. Para quem ainda não é, pede para ser salvo. Para ambos, só é possível fazê-la com sinceridade pela capacitação do Espírito vivificador de Deus.
ESTUDO EM GRUPO
Humildade como fruto da fé
Leia o texto de Lucas 7.1-10
1 Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. 2 E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte.
3 Quando o centurião ouviu falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo. 4 Estes, aproximando-se de Jesus, lhe pediram com insistência:
— Ele merece a sua ajuda, 5 porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo construiu a nossa sinagoga.
6 Então Jesus foi com eles. Quando Jesus já estava perto da casa, o centurião enviou-lhe alguns amigos, dizendo:
— Senhor, não se incomode, porque não sou digno de recebê-lo em minha casa. 7 Por isso, não me julguei digno de ir falar pessoalmente com o senhor; porém diga uma palavra, e o meu servo será curado. 8 Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: “Vá”, e ele vai; e a outro: “Venha”, e ele vem; e ao meu servo: “Faça isto”, e ele o faz.
9 Ao ouvir estas palavras, Jesus ficou admirado com aquele homem e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse:
— Eu lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta.
10 E, quando os que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o servo curado.
NOTAS EXPLICATIVAS
Centurião: Oficial do exército de Herodes (Rei na região de Cafarnaum na época de Jesus); tinha autoridade sobre 100 soldados – uma milícia. Não era judeu.
Servo: Escravo. Alguém que pertence a outra pessoa e não tem direitos.
Anciãos: Pessoas de idade que se constituíam em autoridades civis e religiosas.
Sinagoga: Local de reunião do povo judeu, onde estudavam os livros sagrados, oravam e resolviam os problemas da comunidade.
CONTEXTO
Jesus acabava de dar muitos ensinos ao seu povo, enfatizando, principalmente, a necessidade de um amor verdadeiro que não se preocupava em receber, mas em dar (6.34,36) e em ter uma vivência prática como fruto da fé (6.43-49). Em seguida encontra-se com este homem, o centurião, que não era de Israel, mas que se tornou uma ilustração excelente da prática do seu ensino.
PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO
- Um centurião ouve falar de Jesus e envia mensageiros (7.1-3)
- Quais os principais personagens desse relato?
- O que caracteriza a pessoa do centurião? (vs. 2, 5)
- O que o levou a procurar Jesus?
- Encontro entre os mensageiros do centurião e Jesus (7.4-8)
- Compare o apelo dos anciãos com o pedido transmitido pelos amigos do centurião. Em que aspecto contrastam?
- Como o centurião expressa a sua fé?
- Resultados da fé do centurião (7.9, 10)
- Como Jesus reage ao pedido do centurião?
- O que fez com que o servo recebesse a cura?
APLICAÇÃO
- Existe alguma pessoa, perto de você, cujo problema gostaria de levar a Jesus? Como o texto o encoraja?
- Você tem que achegado a Deus em humildade ou arrogância?
- Que exemplo o texto nos dá quanto ao envolvimento prático com as necessidades alheias?
A espiritualidade cristã não é autocentrada; é outrocentrada. Podemos ter poder, status e dinheiro, mas devemos usar isso para o cuidado com os mais vulneráveis. No texto, temos um centurião romano, que não tinha nenhuma relação com os judeus, mas se preocupava com eles. Aliás, se preocupava com a vida de um escravo. Nossa tendência é sempre nos voltarmos para quem pode nos oferecer algo em troca. No mundo do networking toda conversa, amizade e relacionamento é uma oportunidade para business. Mas para Jesus é muito diferente.
Pense em maneiras práticas de servir alguém nessa pandemia e faça alguma coisa!
Orem por isso!