Jesus, salvador de corpos e almas

Outubro Rosa é campanha de conscientização que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Além disso, também tem por objetivo alertar sobre os perigos do câncer de colo do útero. A campanha é uma, das muitas, que estimula o cuidado com corpo e a saúde. A Palavra de Deus, contudo, assevera a responsabilidade individual com o corpo antes da campanha ser criada.

Para a Bíblia o corpo é uma dádiva de Deus. Foi ele que formou os corpos do homem e da mulher. Sua criação foi íntima e intencional, pois Adão não precisou de uma aula para saber quem estava à sua frente. Ao despertar do sono, olhar para a mulher, exclama que ela é “osso do meu osso, carne da minha carne” (Gn 2.23). Ver o corpo dela era como olhar para si mesmo. Ele não estava mais só e essa era a intenção de Deus (Gn 2.18).

O corpo, segundo os ensinamentos bíblicos, não é algo que apenas possuímos, mas também o que somos. Tudo o que somos e sentimos é expressado no corpo. Jó, ao meditar sobre a brevidade da vida, diz que o homem “sente as dores apenas de seu próprio corpo, e só a seu respeito sofre a sua alma.” (Jó 14.22) Davi, ao apresentar sua condição diante de Deus, lamenta o fato de sua força estar debilitada “por causa da sua iniquidade” (Sl 31.10). O corpo dele estava sofrendo pelos efeitos do pecado. Da mesma forma, alguém que está preocupado ou ansioso, pode ficar ofegante, roer unhas, ou até desenvolver uma gastrite. Esses efeitos são conhecidos como psicossomáticos – a alma sente (psiquê) e o corpo (soma) expressa. Somos corporais, tanto quanto somos espirituais.

O corpo é importante porque com ele adoramos a Deus. Paulo depois de dizer que o corpo dos crentes é santuário do Espírito Santo, adverte a igreja: “Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo!” (1 Co 6.19-20) Por isso, campanhas como Outubro Rosa são excelentes lembretes do cuidado que devemos ter com a saúde de nossos corpos. Negligenciar esse cuidado é pecar contra o criador, porque Jesus é salvador de pessoas inteiras (corpo e alma) e um dia, com olhos físicos, todos verão seu retorno (Ap 1.7).

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *