Olhe para a eternidade

“Os que não se perguntam se o dia será bom são os mesmos que também não se perguntam se o copo está meio vazio. Porque para eles o copo está sempre meio cheio. Viva o que é bom.” – diz uma voz enquanto mostra um copo sendo enchido até o meio, numa propaganda da Coca-Cola de alguns anos atrás. A ideia por detrás dessa peça publicitária é que há mais de uma maneira de encarar o mesmo evento, o mesmo copo. Para alguns, o copo pela metade está “meio cheio”. Para outros, “meio vazio”. Uns veem a realidade com pessimismo. Outros, com esperança.

A vida cristã pode ser cheia de batalhas, problemas, dores e lágrimas, mas nunca sem esperança. Mas a esperança cristã não é baseada nas circunstâncias, sim, na eternidade. O crente vive aguardando o dia em que Cristo voltará e “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas terão passado.” (Ap 21.4) Todas estas dores serão flores lá no fim. Há esperança!

É fácil esquecer daquilo que é eterno. Basta olhar mais para os processos que para os alvos. Basta tentar resolver as próprias carências profundas com os outros. Basta se apegar ao medo. Basta desistir de mudar naquilo que dói. Basta se esconder de si, dos outros e de Deus. Com os olhos distantes de Cristo, o que resta é o palco da farsa. Você precisa aguentar firme e disfarçar a dor. Você precisa manter a calma enquanto arde tudo. Você respira e esboça oração. Põe pra dentro. Não deixa ninguém perceber as emoções que tudo gera em você. E afunda. E quando você repara, está longe demais. Trocou a própria alma pelo mundo, fingiu tanto que se misturou com o personagem, vive perdido tentando se encontrar. Mas não se encontra, porque perdeu tudo o que poderia servir de norte.

Devemos, por isso, olhar para a eternidade. Se tirarmos os olhos da eternidade por dois segundos, o coração gela em desespero. Deixamos de orar, deixamos de ter confiança, descremos na Palavra, dependeremos do que não deveríamos e esquecemos quem somos em Cristo. Manter os olhos na eternidade é o único caminho para nossa sanidade.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *